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Conheça as alternativas à carta-frete

Novos formatos de pagamento beneficiam os caminhoneiros

Proibido pela legislação federal desde 2010, o antigo sistema de pagamentos de fretes de transporte rodoviário de cargas, a carta-frete, está dando lugar a novos formatos de pagamento, mais seguros e vantajosos para os caminhoneiros.

Com o fim da carta-frete, os motoristas autônomos poderão ser pagos por conta corrente aberta em seu nome ou por meio de administradoras de cartão eletrônico credenciadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

A regulamentação da ANTT criou a figura da administradora para fazer o elo entre o contratante do frete, o caminhoneiro e o órgão regulador. A intenção é evitar a exploração de motoristas autônomos que enfrentavam problemas como o pagamento de ágio pelo litro do diesel nos locais de desconto da carta-frete, além de dar maior controle de pagamento às transportadoras. Os serviços pré-pagos, como o Ourocard Transportador, do Banco do Brasil, por exemplo, trazem benefícios para o contratante como carência de 10 dias sem juros para pagamento de carga, liberação de recursos (parcelas de frete e despesas com combustíveis) por etapas, além de acompanhamento da viagem por um gerenciador financeiro que realiza o cálculo do valor devido a título de pedágio obrigatório.

Para os caminhoneiros é uma maneira mais segura de receber, evitando locomover-se com grandes quantias de dinheiro, além de poder ter acesso a credito, cartões adicionais para a família e possibilidade de pagamentos nas redes credenciadas pelas bandeiras de cartão de crédito, como a Visa Cargo, criada especialmente para este tipo de serviço. Além disso, o cartão pré-pago Ourocard Transportador Visa Cargo pode ser utilizado no Brasil e nos países que compõem o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), nos estabelecimentos filiados à Visa e nos terminais de auto-atendimento do Banco do Brasil, inclusive postos de gasolina, borracharias, oficinas mecânicas e restaurantes.

Fiscalização começa em 15 de maio

A regulamentação do pagamento de frete a motoristas de caminhão foi estabelecida pela Resolução nº 3.658 da ANTT, publicada no dia 27 de abril de 2011. Mas a fiscalização punitiva nas estradas vai começar apenas em 15 de maio, com aplicação de multas aos transportadores que estiverem usando carta-frete, documento proibido pela Lei Federal 12.249, de 2010.

De acordo com a resolução, o contratante que pagar o frete de forma diferente àquela exigida pela agência reguladora deverá ser multado em 50% do valor total de cada viagem paga de forma irregular – com mínimo de R$ 550 e máximo de R$ 10,5 mil. O transportador autônomo que utilizar a carta-frete também deve ser punido: vai pagar multa de R$ 550 e pode ter seu Registro Nacional de Transportador Rodoviário de Cargas (RNTRC) cancelado.

A troca ainda passa por uma adaptação e educação dos protagonistas desta história: motoristas, transportadoras e administradoras dos cartões. A fiscalização vinha sendo adiada pela necessidade de ajustar o Código Identificador de Operação de Transporte (Ciot), que será gerado pelas empresas de cartões, segundo o gerente de regulação de transporte rodoviário de carga da ANTT, Wilbert Junquilho.

A nova resolução inclui todos os motoristas de caminhão, que devem seguir tais regras, independente do tipo de serviço. “A nova lei colocou todos sobre a sua tutela. O segmento que lida com carga geral de maneira autônoma aderiu muito, pois isso atende a sua necessidade. Mas outros nichos mais específicos, como combustíveis, retalhistas, cargas fracionadas e fumo, por exemplo, têm práticas particulares de operar o mercado”, ressalta Junquilho. Ele se refere ao fato de que estes nichos não utilizavam a carta-frete ou tinham maneiras específicas de pagamento, a cada 15 dias ou um mês de transporte realizado. Por isso, de acordo com ele, o Ciot vai ser adequado para cada tipo de operação. As operadoras de pagamento eletrônico também trabalham para atender tais particularidades.

Cartola – Agência de Conteúdo

Especial para o Terra

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  comentários

mayara schier

vou trabalhar em um posto de gasolina mais não sei como funciona a carta frete.Para que serve e o que devo fazer?

valdoir da siuva

estou voltando ao mercao brasileiro ,depois d uma temporada no exterior,gostaria de um local para obter mais informções sobre o as instituiçoes que trabalham cm carta frete e

Edison

Duvidas a respeito do cartão que substitui,a carta frete entre em,contato pelo email acima

Carrie

1.Nice to contact you here.Globe Express is the First Grade Forwarder in China, as a Member of NOVCC and FIATA, we work in Central & South America many years with a good fame. 2.As Freight Forwarder c

Sandro

É importante desburocratizar as transações até para facilitar os negócios, e as relações de frete dos participantes flua mais rápida. http://maisresultadologistica.com.br/site/

jose francisco

com fim carta frete entra o cartao mais ja trem postos combustivel cobrando oleo mais caro no cartao isso e certo ja que o cartao foi criado para acabar om isso nao tive o caixa para sacar tive que pa

Eduardo Attuy

Aley Machado, nos casos que contrata (TAC), ou (ETC) com até três veí***los no RNTRC, ou ainda Cooperativas (CTC), sim vc terá que gerar o CIOT e abandonar o cheque como meio de pagamento.

Eduardo Attuy

Entrem em contato pelo fone 9643-8275 e ou email - eduardo.attuy@roadcard.com.br que terei o maior prazer em tirar todas as dúvidas de vcs. Abs Eduardo

Eduardo Attuy

Caro Osmar Garcia, boa tarde! O Produto disponível no momento é o da parceria Roadcard PAMCARD / OUROCARD, e como Exe***tivo Comercial da Roadcard, posso tirar todas as suas dúvidas sobre o produto PAM

Osmar Garcia

Falaram sobre o cartão transportador do banco do Brasil só que o mesmo não está disponível ainda, já falei com varios 0800 e na própria agencia que tenho conta e ninguém sabe nada sobre o tal cartão,

aley machado

bom dia faço o pgto de frete de terceiro com cheque ou via deposito em conta,estou agindo correto ou vou ter que fazer o cartão.

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