Patrocinado por:

Notícias

Compartilhe:

Grandes centros mantêm regras para a circulação de caminhões

Prefeituras limitam tráfego de veículos de carga para desafogar o trânsito

Diante do crescente número de automóveis nos grandes centros, algumas cidades - especialmente as capitais - vêm adotando sistemas de restrição à circulação de caminhões, que estabelecem zonas em que os veículos de carga têm horário limitado para trafegar. Confira como funcionam essas regras em diferentes cidades brasileiras:

São Paulo
Na Zona Máxima de Restrição de Circulação (ZMRC), o trânsito de caminhões está proibido de segunda-feira a sexta-feira, das 5h às 21h, e, aos sábados, das 10h às 14h (exceto feriados). Atualmente, a área abrange em torno de 100 km² da área conhecida como Centro Expandido. O cerco aperta na Zona Especial de Restrição de Circulação (ZERC), exclusivamente residencial, onde a medida vale por período integral, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Entre as Vias Estruturais de Restrição (VERs), a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes têm trânsito de caminhões restrito das 4h às 22h, nos dias úteis, e das 10h às 14h aos sábados - nas demais VERs, a restrição em dias de semana vale das 5h às 21h. A Marginal Tietê também foi incluída, desde março deste ano, na lista de limitações: de segunda a sexta, das 5h às 9h e das 17h às 22h; aos sábados, a medida vigora entre 10h e 14h. Além desses pontos, outras avenidas e ruas de importância para a mobilidade urbana na capital paulista têm restrições de horário. Em todos os casos, há veículos que podem obter a Autorização Especial. O pedido deve ser feito à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Rio de Janeiro
Desde 2008, o Decreto nº. 29.231 determina que caminhões não podem circular das 6h às 10h e das 17h às 20h na área que compreende a orla marítima e nas seguintes vias: Av. Francisco Bicalho; Rua Francisco Eugênio; Av. Bartolomeu de Gusmão; Rua Visconde de Niterói; Praça Guilhermina Guinle; Rua Senador Bernardo Monteiro; Rua Largo de Benfica; Av. Dom Hélder Câmara; Viaduto de Cascadura; Praça José de Souza; Rua Ângelo Dantas; Rua João Vicente; Estrada Henrique de Melo; Estrada Intendente Magalhães; Largo do Campinho; Rua Cândido Benício; Largo do Tanque; Av. Geremário Dantas; Praça Professora Camisão; Estrada de Jacarepaguá; Av. Engº Souza Filho; Estrada do Itanhangá; Estrada da Barra da Tijuca; Ponte Nova; Praça Euvaldo Lodi; Av. Ministro Ivan Lins. Veículos de socorro e emergência, de serviço de utilidade pública, de empresas de mudanças e de transporte de valores são exceções às regras de tráfego.

Belo Horizonte
Na capital mineira, veículos com lotação de até 5 toneladas e 6,5 metros de comprimento estão livres das restrições. Acima disso, caminhões não podem circular nem realizar operações de carga e descarga das 7h às 20h em dias de semana, e das 7h às 15h aos sábados nas seguintes áreas: Hipercentro, Savassi, Lourdes, Assembleia/Barro Preto, Av. Nossa Senhora do Carmo e a Área Hospitalar. Carretas e cavalos mecânicos estão expressamente proibidos de trafegar em qualquer dia e horário nessas áreas.

Nos corredores de tráfego, a limitação vale de segunda a sexta, das 7h às 9h e das 17h às 20h, e aos sábados, das 7h às 9h (nos demais horários todos os veículos de carga estão autorizados, inclusive carretas e cavalos mecânicos). Fazem parte dos corredores: Av. Afonso Pena, entre Av. do Contorno e Av. Bandeirantes; Av. Prudente de Morais; Av. Raja Gabáglia, entre Av. do Contorno e Av. Barão Homem de Melo; Av. Amazonas, entre Av. do Contorno e Av. Silva Lobo; Av. Tereza Cristina, entre Av. do Contorno e Av. Silva Lobo; Elevado Castelo Branco; Av. Pedro II, entre Av. Nossa Sra. de Fátima e Av. Carlos Luz; Av. Antônio Carlos, entre Av. Nossa Sra. de Fátima e Av. Bernardo Vasconcelos; Túneis Presidente Tancredo Neves e Prefeito Souza Lima (Tuneis da Lagoinha); Av. Cristiano Machado, entre os Túneis da Lagoinha e Av. Silviano Brandão; Av. dos Andradas, entre Av. do Contorno e Av. Silviano Brandão; Rua Itajubá, entre Av. do Contorno e Rua Pouso Alegre; Rua Pouso Alegre, entre Av. Flávio dos Santos e Rua Jacuí; Rua Jacuí, entre Rua Pouso Alegre e Av. Cristiano Machado; Av. do Contorno, entre Av. Afonso Pena e Av. Amazonas (trecho sentido horário).

Porto Alegre
Desde 2011, a circulação de caminhões acima de 10 toneladas ou comprimento superior a 7 metros é proibida no Centro Histórico nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 14h. A circulação, nesse período, pode ser feita exclusivamente pelas vias que compõem o anel da Primeira Perimetral: Av. Loureiro da Silva, Av. Luiz Englert, Av. Sarmento Leite, Av. Paulo Gama, Túnel da Conceição, Rua da Conceição, Av. Mauá e Av. Pres. João Goulart.

São exceções ao cumprimento dessas regulamentações de circulação os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, guinchos e de transporte de valores. Outros serviços podem solicitar autorização junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Curitiba
O Decreto nº 934 de 1997 estabelece a Zona Central de Tráfego, com regras para o serviço de carga e descarga. Nos horários determinados pela medida, os veículos de carga podem parar apenas em espaços demarcados: para caminhões com capacidade entre 1,8 e 7 toneladas e comprimento máximo de 7 metros, a permissão vai das 19h30 às 8h30 em dias úteis, e em fins de semana das 13h30 de sábado às 8h30 de segunda-feira. No caso de veículos de carga entre 7 e 14 toneladas e comprimento máximo de 14 metros, a restrição vale das 7h30 às 19h30 em dias úteis e das 7h30 às 13h30 aos sábados. A circulação, contudo é proibida para veículos acima de 7 toneladas e/ou que superam os 7 metros de comprimento no interior da Zona, das 9h às 19h de segunda à sexta, e das 9h às 13h30 aos sábados.

Em 2010, uma portaria ampliou as restrições na capital paranaense. A área que compreende a Zona de Tráfego de Cargas na Linha Verde proíbe a circulação de veículos com capacidade entre 7 e 10 toneladas e com 7 a 10 metros de comprimento das 7h às 10h e das 16h às 20h em dias de semana, e das 7h às 10h nos sábados. Para caminhões com carga de 10 a 14 toneladas e de 10 a 14 metros de comprimento, o tráfego é proibido das 7h às 20h de segunda a sexta, e das 7h às 14h nos sábados. Acima de 14 toneladas, é preciso obter autorização especial junto aos órgãos de trânsito da cidade.

Campinas
Em Campinas (SP), duas resoluções instituíram, em 2011, restrições para veículos de carga. No Anel Rodoviário de Campinas, caminhões com mais de 14 metros de comprimento não podem circular de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. No Distrito de Nova Aparecida, a proibição para estes veículos vale para todos os dias da semana (exceções são concedidas mediante autorização especial). Já no Anel de Integração Engenheiro Rebouças, a medida começa a valer para caminhões a partir dos 6,3 metros de comprimento. Nesses casos, o tráfego é proibido entre 6h e 20h nos dias úteis, e entre 6h e 14h aos sábados. Para quem infringe a regra, a penalidade é de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com multa de R$ 85,13.

Estão livres das restrições veículos que prestam serviços de urgência, de utilidade pública, veículos urbanos de carga com menos de 6,3 metros de comprimento e 2,2 metros de largura e veículos de autoescolas, a partir do Anel de Integração. Em outros casos, é possível obter autorização para circulação.


Cartola - Agência de Conteúdo

Especial para o Terra

Ícone de envelope Enviar por e-mail

Ícone de balão de fala de quadrinho Faça um Comentário

  comentários

andre

como faco pra descobrir o telefone das transportadoras pois ja pro***rei varios na internet e nao achei nehuma que agrega fiorino

o caminhão iveco carrocereia pode transitar nos horarios de restrições no rio de janeiro

o caminhão iveco carrocereia pode transitar nos horarios de restrições no rio de janeiro

aloizio fontinele

parabéns pela proibição de trabalhar uma hora não haverá mais quem trabalhe ai os políticos e os outros bandidos não terão de quem roubar. kakakakaka

Renato

Oi Boa tarde. (Caso haja interesse: 0800 761 1191 ou www.spycar.com.br) Sou Renato , Representante comercial da empresa Spy Car Rastreadores. Empresa de rastreadores especializada em rastreamento de

rosana

se o caminhão não pode andar em todos os horarios e ruas, como que faz entrega em horario comercial, isso é o prefeito prejudicando o trabalhador.

Alcir

Estamos todos entregues a propia sorte,transportamos o progresso e so levamos fumo

Juan Caraballo

Daqui a pouco quem quiser comprar uma geladeira, terá de colocar no ombro e levar. Covardia o que estão fazendo. Operação caça-níquel, assimcomo os pardais

roberto pereira dos santos

em campinas conta a carrocerias do caminhao o inteira a cabine tambem pra dar 6.3 metros

Adonias Medeiros

Uma H R e KIA BONGO e considerada caminhão para a prefeitura do Rio de janeiro?

gleison

Tenho dois caminhões de carga viva transporto cavalos para o JOCKEY CLUB BRASILEIRO,Eu não fasso descarga na rua e sim dentro do jockey .Ja aconteceu de sair de SAO PAULO e pega acidente na estrada e

edson

Bom dia, gostaria de saber se fiorino placa cinza, pode cir***lar nos oraririos 06/ as 10

José Carlos

Caminhões-tanque podem transitar em túneis(exemplo: Túnel Noel Rosa no Rio de Janeiro)?

Arnaldo alves Montino

gostaria de saber se tem cargas pra bahia

Rodrigo Passos

Para carga perecível, tem alguma lei que autoriza caminhão frigorifico a transitar neste determinado horário? Obrigado.

é preciso tirar licença p/ transitar com carga com o caminao n 601 da effa que é p/ 3 tonelada

sou a favor da restriçao p/ vei***lo com capacidade acima de 6 tonelada

Veja Também

< 1 de 2 >

Resolução mínima de 1024x768 © Copyright 2012, Terra Networks Brasil S/A / Proibida sua reprodução total ou parcial